08/05/2019
Em tempo de conselho, as experiências vividas motivaram um diálogo partilhado onde as crianças manifestaram os seus propósitos e onde ficou decidido que iriamos à rua colher flores.
Posteriormente preparámos momentos de trabalho em pequenos grupos onde realizámos os compromissos assumidos e as crianças puderam observar e pintar as flores que colheram no exterior.
30/04/2019
Dia 26 de Abril, recebemos no nosso centro de dia, os Agentes Elsa e Ferreira, especialistas em atos de violência e burla.
Vieram até nós fazer uma palestra de esclarecimento sobre ambas as situações, temas que muito entusiasmaram os nossos clientes pois não pouparam os dois agentes a perguntas.
Foi uma tarde proveitosa, onde muito se aprendeu.
30/04/2019
Dia 11 de Abril, o grupo de concertinas "Sons de Cascais", veio animar a nossa tarde.
Músicos maravilhosos bem ao jeito dos nossos clientes que viveram esta atuação com uma alegria espetacular, de tal maneira, que um dos nossos clientes que não dançava hà 40 anos deu não um, mas vários pezinhos de dança com as colaboradoras...
30/04/2019
A Páscoa também tem o seu lado doce de cor e brincadeira.
Assim dia 16 de Abril, organizámos uma caça ao ovo, quatro grupos de dez clientes partiram em busca dos embrulhos de ovinhos, estrategicamente por nós escondidos. Foi uma tarde de muita atividade, gargalhadas e diversão.
Que todos estes dias fiquem escritos na página mais colorida do livro das nossas vidas.
O Mês de Abril no Centro de Dia
30/04/2019
A primavera chegou e com ela a cor, a luz, os cheiros e toda a energia positiva que esta maravilhosa estação do ano trás.
O nosso Centro foi inundado por esta explosão da mãe natureza e foi assim que os nossos dias foram pautados por momentos de muita alegria e brincadeira.
Mas também houve outros momentos, de oração e conexão com Deus, a quaresma é um tempo vivido com muito respeito e grande espiritualidade entre o povo católico.
02/04/2019
Participaram os nossos seniores do Centro de Convívio de Sto Agostinho do Arneiro, do Centro de Dia, e também do Convívio de Trajouce ABLA, familiares e comunidade.
Á chegada ao hotel foi o corre-corre para o almoço, entrega dos quartos e consultas para os devidos tratamentos termais.
A maior parte do grupo fazia tratamentos de manhã. As tardes eram ocupadas com campeonatos de jogos de mesa, caminhadas, para aproveitar o tempo solarengo e passeios pelo concelho. Á noite havia bailarico ou entretenimento diverso sempre muito agradável e divertido.
Uma semana bem passada com bom ambiente e ótimo convívio partilhada com a ABLA.
O regresso foi tranquilo e com a sensação de missão cumprida.
O nosso OBRIGADA à CMC que disponibilizou o transporte de ida e volta!
27/03/2019
Na sequência do projecto «Onde nasce a lã?» as crianças da sala vermelha, entusiasmadas com as pesquisas e descobertas sobre as ovelhas, foram desafiadas a construírem ovelhas com diversos materiais naturais.
Os resultados foram maravilhosos!!!
22/03/2019
O projeto “Gerações” decorre de uma parceria entre as AAAF do Arneiro (Atividades de Animação e Apoio à Família do Jardim de Infância (AAAF) e o Centro de Convívio de Sto Agostinho do Arneiro.
No âmbito do projeto "Gerações" o dia da amizade, dia 14 de Fevereiro, foi sinalizado com um Marco do Correio que foi entregue pela Sónia e a Vera da escola aos Seniores do Centro de Convívio. Nele vinham cartas com mensagens das crianças para as “avós”.
22/03/2019
Dia 19 de Março, tivemos no Centro de Dia a primeira experiência e contacto com o Ioga.
Atividade esta desenvolvida pela Professora Diana Fonseca, onde todos os nossos clientes participaram com agrado e com a concentração exigida pelos exercícios do Ioga.
22/03/2019
Como não poderia deixar de ser, o dia 8 de Março também foi comemorado no nosso centro.
A mulher e o seu dia também tiveram direito a um painel alusivo à data.
O nosso anfitrião Paulinho em representação de todos os cavalheiros do centro, distribuiu saquinhos com bombons entre as colegas e amigas.
Que a alegria e felicidade destes pequenos momentos sejam para recordar.
22/03/2019
O Carnaval marcou o dia 1, que começou logo pela manhã com a montagem do painel alusivo à data e pela visita dos nossos pequenos mascarados da creche que acompanhados das respetivas educadoras e auxiliares vieram mostrar aos “avós” como estavam lindos.
A tarde foi preenchida pelo habitual baile de Carnaval, oferecido pela Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, festa muito apreciada por todos, principalmente por aqueles que gostam de mostrar as suas habilidades dançantes.
12/03/2019
No dia 22 de fevereiro, decorreu a festa de encerramento do projeto “Vestidos de Chita: a história de uma época”, no Centro Comunitário da Paroquia de Carcavelos.
Este projeto, realizado no âmbito da Plataforma de Qualificação dos Centros de Convívio e Espaços Seniores reuniu vários Convívios: Centro do Convívio de Sto Agostinho do Arneiro (CSPSDR), Centro Comunitário de Tires, ABLA Portugal, Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, Centro Comunitário da Paróquia da Parede, Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Abóboda e teve por objetivo fomentar e valorizar a partilha de experiências e histórias de vida através de memórias relacionadas com os vestidos de chita.
A festa contou com uma apresentação do grupo de Teatro do Centro Comunitário de Carcavelos e com o desfile dos 5 vestidos elaborados pelos respetivos centros que participaram do projeto. O vestido do Centro do Arneiro foi confecionado e desfilado por Celsa de Almeida.
26/02/2019
É preocupação dos colaboradores do Centro de Dia, dentro dos limites e capacidades de cada individuo, manter ou reacender competências dos clientes.
Uma dessas preocupações, está em não deixar perder e trabalhar a motricidade fina, as fotos ilustram algumas das actividades que desenvolvemos nesse sentido.
26/02/2019
No centro de dia também se festejou o dia 14 de Fevereiro.
No dia da amizade e do amor, construímos a árvore da amizade de forma alegre e divertida, todos lá deixaram a sua marca.
Tivemos também a presença dos meninos do ATL e do monitor Carlos que entre risos e trapalhadas, ensinaram os avós a fazer a rosa da amizade.
Partimos um bolo e cantámos "amigos para sempre".
A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.
15/02/2019
As crianças da sala amarela andam “À descoberta do EU”. Têm explorado as suas características físicas a partir das diferenças e semelhanças.
Assim, tiveram oportunidade de recriar a sua imagem através expressão plástica: desenho, pintura, modelagem e colagem.
31/01/2019
O CSPSDR foi convidado a participar no congresso “Cidades Educadoras” promovido pela CMC no Centro de Congressos do Estoril.
Este convite foi um desafio aceite pelo ATL que formou um grupo com crianças do 1º e 2º ciclos e apresentou uma canção, “A Declaração” (com letra e música do nosso colaborador Rui Baptista) que tem como tema os direitos das crianças.
Foram acompanhados à guitarra pelos colaboradores Rui Baptista e Carlos Teixeira.
Foi uma aventura com direito a camarins, ensaio no palco, lanche e uma atuação fantástica.
25/01/2019
Durante o Momento de Atividades Comuns (MAC), tive oportunidade de escutar as crianças e saber quais os seus interesses. Neste sentido surgiu a vontade de realizar uma tarde de culinária.
A mãe do Valentim disponibilizou-se para vir passar uma tarde connosco: veio ensinar-nos a fazer bolachas de gengibre com canela. São momentos como este, que tornam as nossas experiências e descobertas mais significativas.
25/01/2019
As crianças da sala Vermelha receberam a ludobibliotecária Vera que veio contar a História “Ovelhinha dá-me lã…” da editora Kalandraca. Ouviram a história com muita curiosidade, atentas às surpresas que a Vera tinha dentro da sua mala. A partir daqui surgiram questões que as crianças vão pesquisar…
25/01/2019
Este mês a sala verde está a descobrir os sentidos: a Joana trouxe uma história “O bolo de chocolate” que fala de dois meninos que estavam a preparar um bolo. No seguimento da história surgiram vários jogos: do paladar, do olfato e do tato.
25/01/2019
No dia 14 de Janeiro realizou-se uma sessão de psicomotricidade no âmbito do projecto: “A brincar com o corpo descobre-se o mundo”.
Em momento intercultural a terapeuta Margarida veio a nossa sala desafiar-nos à exploração de diversos materiais de motricidade ampla e fina. As crianças tiveram a oportunidade de tocar, agarrar, sentir objetos de diferentes texturas.
25/01/2019
Este ano a festa de Natal da sala Branca contou com a participação das famílias onde representámos a aldeia de Belém.
No fim da celebração houve um lanche partilhado na sala (com a presença e colaboração das famílias), onde entregamos as lembranças de Natal, realizadas pelas crianças.
25/01/2019
Consciente da importância do envolvimento do contexto educativo nas tradições culturais do nosso país, a sala laranja apresentou um teatro para as salas de creche, revisitando as vivências do Dia de Reis.
17/12/2018
Este ano as famílias foram desafiadas a elaborar uma casa para fazermos a construção de uma aldeia de Natal.
Foi grande a adesão e a criatividade. Assim nasceu uma aldeia de Natal, com a participação das famílias que se envolveram neste desafio participando com a elaboração de casas e lojas da época, a partir de materiais naturais e de desperdício.
17/12/2018
No dia 16 de Dezembro o CSPSDR esteve presente no Presépio vivo organizado pela Paróquia de S Domingos de Rana.
Foi feita uma aldeia de Natal, com a participação das famílias que se envolveram neste desafio participando com a elaboração de casas e lojas da época, a partir de materiais naturais e de desperdício.
As crianças tiveram oportunidade de fazer postais de natal.
Os colaboradores do CSPSDR cantaram um Medley de Natal.
17/12/2018
Este ano a caminhada de advento do CSPSDR teve como tema “O caminho da Santidade”.
As crianças do pré-escolar, os seniores e os colaboradores envolveram-se nesta caminhada, conhecendo a vida de alguns santos.
31/05/2017
Também em maio a escola de Ana Manjericão apresentou "Charlie e a fábrica de chocolate", danças que iluminaram os rostos de crianças e adultos, pretendendo deste modo despertar sonhos e vocações adormecidos.
Nunca é tarde para começar a dançar.
31/05/2017
Consciente da importância da música no desenvolvimento das crianças da creche e do pré-escolar, o CSPSDR proporcionou momentos inesquecíveis de música liríca durante o mês de maio.
31/05/2017
Durante todo o mês de Maio, mês dedicado a Nossa Senhora, diariamente rezou-se o terço no Centro de Dia em S. Domingos de Rana. Com o nosso olhar em Maria, agradecemos as graças recebidas e a ela dirigimos as nossas orações.
Este momento foi vivenciado com muita emoção pelos seniores frequentadores do Centro de Dia que assim o desejaram.
31/05/2017
A Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de Maio como o Mês do Coração. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no nosso país. Segundo o Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, estas “são em grande medida evitáveis. Para isso é necessária a adoção de estilos de vida adequados e o controlo dos fatores de risco” ou seja: prevenção.
A pensar na sensibilização dos nossos seniores para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos de vida saudáveis, no dia 5 de maio, realizou-se mais um rastreio de saúde e aconselhamento gratuito no espaço do Centro de Dia, onde seniores beneficiaram da sessão do projeto "Ser Saudável" da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana.
03/05/2017
No âmbito da Campanha Laço Azul 2017, o CSPSDR realizou um Laço Azul Humano no dia 27/04/2017, onde juntos, crianças e colaboradores, celebrámos a causa da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. No mesmo dia, as crianças finalistas de pré-escolar do CSPSDR, participaram na cerimónia do Laço Azul na Baía de Cascais, cantando a música “Apenas o coração pode bater”. Os Presidentes da Câmara Municipal de Cascais e da CPCJ Cascais associaram-se a esta iniciativa, que é de todos nós, enquanto pais e cidadãos.
06/04/2017
Porque Fátima é uma escola de oração e de fidelidade ao Evangelho, 49 seniores do Centro Social, no dia 6 de Abril, rumaram àquele santuário mariano. Após um primeiro momento de retiro, oração e reflexão na Capelinha das Aparições, o grupo fez a Via Sacra nos Valinhos.
O tempo ajudou e no final do dia regressaram a São Domingos de Rana com o coração cheio de paz e pleno de tranquilidade.
07/04/2017
SANTA PÁSCOA
O Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana deseja a todos os seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidade em geral, uma Santa e Feliz Páscoa, na alegria da Ressurreição.
PÁSCOA é VIDA
As famílias foram convidadas a criar flores para enfeitar uma árvore, símbolo da vida, do renascimento e da alegria que habita nos nossos corações.
A participação das famílias foi entusiasta e as nossas crianças passam pela árvore, sentindo-a como sua.
07/04/2017
Porquê um Laço Azul à porta da nossa escola?
Porque, mais uma vez, o CSPSDR se associa à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, juntamente com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC), a decorrer no mês de abril. O símbolo associado a esta causa é o Laço Azul.
05/04/2017
O Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana organizou, de 14 a 21 de Março, um turno de férias nas termas de S. Pedro do Sul, para todos os seniores do mesmo e extensível a outros da Paróquia de São Domingos de Rana.
Um grupo de 36 seniores tiveram oportunidade de disfrutar do ar puro do campo e de fazer termas para as vias respiratórias e reumático. Ficaram instalados no Grande Hotel Lisboa e durante toda a estadia foram acompanhados pela animadora do Centro de Dia – Delfina Mendes.
30/03/2017
No âmbito das comemorações da semana do ambiente ( 20 a 24 março ), a Câmara Municipal de Cascais (CMC) promoveu uma ação de sensibilização junto das crianças e profissionais do Centro Social Paroquial S. Domingos de Rana (CSPSDR).
Após limpeza e arranjo dos espaços verdes pelos trabalhadores da CMC, foram transplantadas duas árvores de fruto, abacateiros, para junto da horta pedagógica, no recreio do pré-escolar. No espaço dos abacateiros, foi plantada uma cerejeira cedida pela CMC.
Dando continuidade a um projeto de sala do Pré-escolar – “A germinação de caroços de limão” que deram origem a pequenos limoeiros, as crianças viram hoje plantados os seus limoeiros, aguardando ansiosamente a vinda dos primeiros limões.
O sucesso desta atividade deveu-se ao empenho dos profissionais da CMC e do CSPSDR e ao entusiasmo contagiante das crianças.
08/03/2017
O Centro Social Paroquial S. Domingos de Rana agradece que ao preencher o seu IRS de 2016, indique o nosso nº de contribuinte 500987483 no quadro 11 do modelo 3 da declaração.
Contamos consigo! Este simples gesto não altera o valor da devolução do seu IRS e ajuda-nos a dar continuidade à nossa Missão.
08/03/2017
Pais
Onde colocar os vossos filhos nos períodos das férias escolares?
O Centro tem programas adaptados às vossas necessidades, dispõe de amplo espaço exterior e tem pessoal especializado para proporcionar as atividades que as crianças gostam.
As refeições são confecionadas diariamente no Centro.
Contacte a secretária: 214 549 040 ou secretaria@cspsdr.pt
Dezembro 2016
Com grande participação dos pais, familiares e colaboradores, decorreu em dezembro 2016, o 1º concurso de presépios deste Centro.
Após votação, ganhou o presépio construído pelo avô de uma criança da sala rosa, Creche.
02/04/2015
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal por espancamento pela mãe e namorado. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.
Vamos Parar o Abuso Infantil!