Centro Social Paroquial S.Domingos de Rana
company logo

Menu

Últimas Notícias




Dançar em maio

   31/05/2017   

Também em maio a escola de Ana Manjericão apresentou "Charlie e a fábrica de chocolate", danças que iluminaram os rostos de crianças e adultos, pretendendo deste modo despertar sonhos e vocações adormecidos.

Nunca é tarde para começar a dançar.


Música liríca em maio

   31/05/2017   

Consciente da importância da música no desenvolvimento das crianças da creche e do pré-escolar, o CSPSDR proporcionou momentos inesquecíveis de música liríca durante o mês de maio.

 


Maio mês de Maria

   31/05/2017   

Durante todo o mês de Maio, mês dedicado a Nossa Senhora, diariamente rezou-se o terço no Centro de Dia em S. Domingos de Rana. Com o nosso olhar em Maria, agradecemos as graças recebidas e a ela dirigimos as nossas orações.
Este momento foi vivenciado com muita emoção pelos seniores frequentadores do Centro de Dia que assim o desejaram.

 


Maio mês do coração

   31/05/2017   

A Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de Maio como o Mês do Coração. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no nosso país. Segundo o Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, estas “são em grande medida evitáveis. Para isso é necessária a adoção de estilos de vida adequados e o controlo dos fatores de risco” ou seja: prevenção.
A pensar na sensibilização dos nossos seniores para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos de vida saudáveis, no dia 5 de maio, realizou-se mais um rastreio de saúde e aconselhamento gratuito no espaço do Centro de Dia, onde seniores beneficiaram da sessão do projeto "Ser Saudável" da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana.

 


Laço Azul 2017 em Cascais

   03/05/2017   

No âmbito da Campanha Laço Azul 2017, o CSPSDR realizou um Laço Azul Humano no dia 27/04/2017, onde juntos, crianças e colaboradores, celebrámos a causa da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. No mesmo dia, as crianças finalistas de pré-escolar do CSPSDR, participaram na cerimónia do Laço Azul na Baía de Cascais, cantando a música “Apenas o coração pode bater”. Os Presidentes da Câmara Municipal de Cascais e da CPCJ Cascais associaram-se a esta iniciativa, que é de todos nós, enquanto pais e cidadãos.

 


Peregrinação a Fátima

   06/04/2017   

Porque Fátima é uma escola de oração e de fidelidade ao Evangelho, 49 seniores do Centro Social, no dia 6 de Abril, rumaram àquele santuário mariano. Após um primeiro momento de retiro, oração e reflexão na Capelinha das Aparições, o grupo fez a Via Sacra nos Valinhos.
O tempo ajudou e no final do dia regressaram a São Domingos de Rana com o coração cheio de paz e pleno de tranquilidade.

 


Páscoa 2017

   07/04/2017   

SANTA PÁSCOA
O Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana deseja a todos os seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidade em geral, uma Santa e Feliz Páscoa, na alegria da Ressurreição.

PÁSCOA é VIDA
As famílias foram convidadas a criar flores para enfeitar uma árvore, símbolo da vida, do renascimento e da alegria que habita nos nossos corações.
A participação das famílias foi entusiasta e as nossas crianças passam pela árvore, sentindo-a como sua.



Laço Azul 2017

   07/04/2017   

Porquê um Laço Azul à porta da nossa escola?

Porque, mais uma vez, o CSPSDR se associa à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, juntamente com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC), a decorrer no mês de abril. O símbolo associado a esta causa é o Laço Azul.

 


Colónia de férias nas termas de S. Pedro do Sul

   05/04/2017   

O Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana organizou, de 14 a 21 de Março, um turno de férias nas termas de S. Pedro do Sul, para todos os seniores do mesmo e extensível a outros da Paróquia de São Domingos de Rana.

Um grupo de 36 seniores tiveram oportunidade de disfrutar do ar puro do campo e de fazer termas para as vias respiratórias e reumático. Ficaram instalados no Grande Hotel Lisboa e durante toda a estadia foram acompanhados pela animadora do Centro de Dia – Delfina Mendes.



Semana do Ambiente 2017

   30/03/2017   

No âmbito das comemorações da semana do ambiente ( 20 a 24 março ), a Câmara Municipal de Cascais (CMC) promoveu uma ação de sensibilização junto das crianças e profissionais do Centro Social Paroquial S. Domingos de Rana (CSPSDR).
Após limpeza e arranjo dos espaços verdes pelos trabalhadores da CMC, foram transplantadas duas árvores de fruto, abacateiros, para junto da horta pedagógica, no recreio do pré-escolar. No espaço dos abacateiros, foi plantada uma cerejeira cedida pela CMC.
Dando continuidade a um projeto de sala do Pré-escolar – “A germinação de caroços de limão” que deram origem a pequenos limoeiros, as crianças viram hoje plantados os seus limoeiros, aguardando ansiosamente a vinda dos primeiros limões.
O sucesso desta atividade deveu-se ao empenho dos profissionais da CMC e do CSPSDR e ao entusiasmo contagiante das crianças.


  • Space
  • Space
Consignação de IRS 2016

   08/03/2017   

O Centro Social Paroquial S. Domingos de Rana agradece que ao preencher o seu IRS de 2016, indique o nosso nº de contribuinte 500987483 no quadro 11 do modelo 3 da declaração.

Contamos consigo! Este simples gesto não altera o valor da devolução do seu IRS e ajuda-nos a dar continuidade à nossa Missão.


  • Space
  • Space
ATL – Férias da Páscoa e de Verão

   08/03/2017   

Pais

Onde colocar os vossos filhos nos períodos das férias escolares?

O Centro tem programas adaptados às vossas necessidades, dispõe de amplo espaço exterior e tem pessoal especializado para proporcionar as atividades que as crianças gostam.

As refeições são confecionadas diariamente no Centro.

Contacte a secretária: 214 549 040 ou secretaria@cspsdr.pt


1º Concurso de Presépios

   Dezembro 2016   

Com grande participação dos pais, familiares e colaboradores, decorreu em dezembro 2016, o 1º concurso de presépios deste Centro.

Após votação, ganhou o presépio construído pelo avô de uma criança da sala rosa, Creche.


  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space
  • Space

'Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude

02/04/2015   

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal por espancamento pela mãe e namorado. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Vamos Parar o Abuso Infantil!


Só o coração pode bater

Letra e Musica de Rui Batista    02/04/2015