Centro Social Paroquial S.Domingos de Rana
company logo

Menu

Modelo Pedagógico


O CSPSDR destaca o papel da educação de infância como promotor da educação para a cidadania.

Reconhecendo a criança como um ser com competência para agir e participar, esta visão conduz à necessidade de contextos educativos humanizantes, de profundo respeito pelas crianças e suas famílias, reconhecendo-as competentes para assumir o seu papel de cidadãos ativos e participativos.

Nesta perspetiva, salienta-se o papel dos educadores como promotores de contextos educativos que proporcionem à criança a oportunidade de se desenvolver como competente, interventiva e construtora de um mundo mais justo e solidário.

A Pedagogia-em-Participação aposta numa ética de interações e relações que possibilitem a execução de projetos e atividades que nascem dos propósitos das crianças, permitindo-lhes viver, criar, significar e aprender, valorizando a experiência, o conhecimento e o encontro de culturas dos vários intervenientes. Esta pedagogia pretende conciliar a voz das crianças com a intencionalidade dos profissionais, através de um poder que é partilhado e negociado.