Centro Social Paroquial S.Domingos de Rana
company logo

Menu

Quem Somos


História

O Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana (CSPSDR) foi criado em 4 de Agosto de 1961 pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Domingos de Rana, com a denominação de Centro Paroquial de Assistência.

A iniciativa pertenceu ao pároco de então, Pe. José Joaquim Correia, da congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo contado com a generosa ajuda de entidades públicas e privadas e inúmeros donativos particulares.

Foi oficialmente inaugurada em 28 de Abril de 1963:

e funcionou até 1 de setembro de 1969, em instalações anexas à Paróquia e posteriormente em casa arrendada para o efeito.

Em 1973, deu-se início à construção de instalações condignas e definitivas em terreno anexo à Igreja Paroquial. Tentando acompanhar as mudanças sociais e económicas que a Freguesia de S. Domingos de Rana tem enfrentado, a construção do edificado foi faseada no tempo,

durante a nomeação do Pe. Ribeiro e já após a nomeação dos Padres Agostinhos (2004). Inicialmente pensado para crianças, o CSPSDR abriu espaços para os idosos e com sucessivos adaptações e acrescentos, tem procurado responder às necessidades da comunidade, às exigências legais, transformações sociais e económicas e demográficas.

Regendo-se pelos princípios da Doutrina Social da Igreja Católica, o empenho dos seus trabalhadores, aliada a uma gestão criteriosa dos recursos públicos e privados, sob a orientação dos vários Párocos, e numa perspetiva de crescimento sustentável, o CSPSDR tem tido uma intervenção direta na comunidade mais carenciada desta freguesia, para benefício desta grande casa comum.